A ASUS é uma Associação de Benefícios, criada pela união de pessoas, com base na Constituição Federal e no Código Civil, que congregam para proporcionar entre si, benefícios e repartição de custos e prejuízos, no Program de Auxílio Mútuo (PAM) aos proprietários de veículos. A ajuda mútua é uma forma de cooperação recíproca para alcançar os objetivos comuns de um grupo restrito, regidos pela autogestão entre seuss membros. Assim, a ASUS visa disponibilizar assistência e amparo aos seus associados e sua família, a partir da ideia do mutualismo entre os associados e através de convênios coletivos com terceiros, trazendo conforto e tranquilidade em caso de evento caracterizado como roubo, furto, colisão ou incêndio.
O filtro de ar é responsável por impedir que partículas sólidas contaminem a mistura de ar e combustível, e deve ser trocado, em média, a cada 10 mil km. Sua utilização correta aumenta a vida útil do motor e diminui o consumo de combustível. O filtro de óleo fica acoplado ao motor e, se não estiver em boas condições, pode entupir o canal de lubrificação, o que desgasta as peças móveis, levando a quebra e perda das mesmas. A troca deve ser feita também a cada 10 mil quilômetros.
O fluido de freio é um tópico polêmico porque a maioria das pessoas não sabe por que ele deve receber manutenção. Você sabia que o motorista que dirige 16.000 a 24.000 km por ano usa seus freios cerca de 75.000 vezes anualmente? Em uma pesquisa recente, quase metade dos motoristas disseram que o maior medo que tem ao dirigir é uma falha nos freios? Então, é hora de aprender mais sobre o fluido de freio do seu veículo.
Também tem durabilidade bem maior do que o óleo do motor. A data recomendada para o lubrificante da direção hidráulica varia de marca para marca de carro, mas em média fica entre 35 mil e 50 mil quilômetros. O fluído vencido pode causar o desgaste das peças da caixa de câmbio e, neste caso, o prejuízo pode ser grande se as peças quebrarem. Assim como o óleo do motor, o reservatório da direção hidráulica (fica próximo ao motor) tem nível mínimo e máximo. Não deixe ficar fora dessa faixa. Abaixo ou acima do nível pode prejudicar o sistema e deixar o volante pesado.
Você sabia que deixar de lado a troca do óleo pode até fundir o motor do seu carro? Ar, óleo e combustível são essenciais para o bom funcionamento do motor. Os filtros servem para garantir que os integrantes desse trio cheguem ao destino sem impurezas – a troca deve ser feita de acordo com o indicado pelas montadoras e geralmente custa entre R$ 100 e R$ 300.
Já o filtro de combustível tem como função impedir que partículas de impurezas como a ferrugem e até mesmo do próprio combustível cheguem aos bicos injetores ou carburador. A troca deve ser feita a cada 15 mil quilômetros rodados.
É importante verificar o nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação das peças. O recomendado é procurar um mecânico especializado para que ele realize o serviço sem comprometer nenhuma peça. A verificação do nível deve ser feita periodicamente e a sua substituição é recomendada a cada 60.000km ou 4 anos de uso
Fusce mollis massa vel leo imperdiet ultrices. Cras ut tristique tellus. Morbi velit risus, ultrices vitae sodales ac, aliquam id eros. Vivamus sit amet odio pellentesque odio faucibus tristique. Morbi facilisis, ligula a faucibus pellentesque, orci justo consequat massa, sit amet dapibus dolor diam viverra mi.